domingo, dezembro 9

Pin-ups (Cheesecake)



O sexo nessa época não estava tão banalizado, um veio artistico realmente fluia na mídia e alimentava a mente curiosa do público clamando por exposição ao sexo.


Desenhadas ou fotografadas, elas encarnam há um século o ideal feminino de homens carentes, e tiveram em Marylin Monroe seu principal símbolo

A idade de ouro da pin-up tem início durante os anos 30, com dois desenhistas que se tornaram clássicos do “cheesecake”: George Petty e Alberto Vargas, fazendo o sucesso da revista americana “Esquire”. Logo no seu primeiro número, em 1930, esta publicação masculina de alto padrão enfia nos intervalos das suas páginas de política e literatura uma “Petty Girl”: no começo, inteiramente vestida, ela irá se desfazer das suas pétalas no decorrer dos anos, antes de inaugurar, em 1939, o primeiro “caderno central de três páginas”, que deve ser desdobrado e destacado.



Esse era o tipo de desenho para calendários tal como são as coelhinhas da playboy que acabam nas borracharias e quarto de jovens "aspiras". Naquela época era comum cair no front com os jovens guerreiros da pátria americana.


O intervalo entre as duas guerras mundiais vê surgirem dezenas dedesenhistas de pin-up, mais ou menos inspirados: Gil Elvgren, o chefe da “escola maionese”, cria calendários inspirando-se em Norman Rockwell e assina propagandas para a Coca-Cola; Art Frahm faz do“oops-deixei-cair-minha-calcinha” sua cansativa assinatura; e Zoé Mozert, por sua vez, faz dela mesma o seu modelo.

Será que por causa disso o “cheesecake” morreu? “Ao contrário, ele está em todo lugar”, afirma Maria Buszek. “Toda e qualquer foto de Britney Spears é uma pin-up. Mas ninguém a chama mais assim”. Ainda subsistem alguns desenhistas nostálgicos para manter a chama viva, reinterpretando as pin-ups históricas, tais como Betty Page.

Artistas: Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.



Seleção de sites pin-ups:


  1. BRIC A BRAC
  2. TRIBUTE TO THE AMERICAN COMBAT GLIDER PILOTS OF WORLD WAR II
  3. Pin up Post
  4. Vídeo interessante do ilustrador fotografando até chegar no desenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário