quinta-feira, janeiro 10

Era do plástico baquelita





A competição acirrada entre fabricantes de matérias à base de baquelita, o desenvolvimento de outros plásticos e principalmente a ampla utilização da baquelita no design de utensílios, tornou-a mais barata do que nunca em uma economia de escala jamais experimentada por qualquer outra matéria-prima. A baquelita resultou num dos melhores substitutos para materiais tradicionais. Também era mais barata que outros materiais como madeira e aço e, em várias situações tão ou mais resistente. Por outro lado, o uso da baquelita e outros plásticos não requeriam muita mão-de-obra para montagem e acabamento do produto final. Todo produto de baquelita poderia ter a cor de sua escolha o que não ocorria com a madeira e o aço que necessitavam de pintura.
Mas, o preto e o marrom eram as cores mais usadas durante os anos 30, no intuito de assemelhar a baquelita ao aspecto da madeira e do ferro. A baquelita foi usada freqüentemente para imitar materiais de madeira em produtos tais como gabinetes de rádio, telefones, cigarreiras, relógios, bases de abajur, acabamentos automobilísticos e assim por diante. Na alta sociedade americana havia um pouco de resistência contra produtos em baquelita, pois eram vistos como baratos e sórdidos. Esta visão e reputação da baquelita foi criada porque outros produtos plásticos não foram bem empregados anteriormente, assim a baquelita teve uma reputação injusta nas camadas mais ricas da sociedade americana.
A The Bakelite Corporation se empenhou em convencer vários setores da indústria, a embelezar seus produtos com plástico. No caso do rádio, a baquelita foi vista como uma boa substituta para a madeira, que era freqüentemente usada pela classe rica de sociedade americana. Mas, a imitação de madeira através de baquelita estava quase perfeita.
O melhor de tudo era que um rádio de baquelita era muito mais barato que um rádio com gabinete de madeira. Principalmente durante a depressão dos anos 30, a baquelita tornou possível a que todos os americanos pudessem comprar um rádio por apenas US$10, ao invés das centenas de dólares de um rádio com gabinete de madeira.


Fonte: www.bricabrac.com.br

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