sexta-feira, maio 11

6 inventores e cientistas mortos por suas criações - Ciência - EXAME.com

6 inventores e cientistas mortos por suas criações - Ciência - EXAME.com:




próxima


Wikimedia Commons


Franz Reichelt, o alfaiate voador


Nascido em Viena (1879), Franz Reichelt era alfaiate, inventor e entusiasta da aviação. Um dos pioneiros do paraquedas moderno, o austríaco desenvolveu seus protótipos em forma de asa, usando a seda como material principal.

O problema do protótipo era seu tamanho: pesava 70 kg e era feito com 6 metros de tecido. Mesmo assim, os testes feitos com bonecos se mostraram promissores o suficiente para encorajarem o inventor a saltar da Torre Eiffel em 1912. Na época, o símbolo máximo da França ainda era a estrutura mais alta do mundo.

A imprensa e alta sociedade parisiense estavam presentes em peso no dia que Reichelt saltou pela primeira, e última vez, com seu projeto de paraquedas, do primeiro pavimento da Torre Eiffel até o chão. A invenção, contudo, falhou e seu inventor despencou de uma altura de 60 metros.

Justiça seja feita: a autopsia detectou que o austríaco sofreu um ataque cardíaco antes de chegar ao solo e que esta foi a causa da sua morte. Mas, independente da sua condição cardíaca, eram remotas as chances de que ele teria sobrevivido à queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário