terça-feira, maio 22

Morre aos 96 anos o inventor do controle remoto para TV

Morre aos 96 anos o inventor do controle remoto para TV

Eugene Polley, ex-engenheiro da Zenith Electronics, criou em 1955 o aparelho hoje essencial em qualquer lar




Eugene Polley, inventor do controle remoto para TV, acabou ajudando-nos a ser um pouco mais sedentários em nossas salas de estarDIVULGAÇÃO


CHICAGO – Morreu no domingo (20/05) de causas naturais, aos 96 anos de idade, Eugene Polley, inventor do controle remoto para TV. O anúncio foi feito por John Taylor, porta-voz da Zenith Electronics, onde Polley atuou como engenheiro.

Em 1955, os televisores Zenith equipados com sintonia Flash-Matic passaram a oferecer um revólver de luz, com gatilho e tudo, que servia para controlar quatro comandos da TV. O aparelho emitia um raio de luz, que, direcionado para um dos quatro cantos do gabinete frontal da TV (onde ficava a tela), controlava as funções imagem liga/desliga, som liga/desliga e mudança de canal para maior/menor.

Seu invento foi lançado como um item de luxo, mas com o crescimento indiscriminado do número de canais de TV disponíveis numa mesma localidade, o apetrecho tornou-se uma necessidade. O remoto de Polley era um aparelho verde com gatilho vermelho e, no anúncio, prometia ser “absolutamente inofensivo para humanos”, e ainda jactava-se de permitir “calar a TV na hora de comerciais irritantes, mantendo a imagem na tela”.

Segundo o “Huffington Post”, Polley mostrava-se orgulhoso de seu invento até a velhice, mostrando-o a quem o visitava em seu apartamento, muito embora possuísse uma moderna TV de tela plana e controles remotos de última geração.

Polley e seu colega Robert Adler foram homenageados em 1997 com um prêmio Emmy por seu trabalho pioneiro com controles remotos televisivos. Ao longo dos seus 47 anos de carreira, Polley registrou 18 patentes nos EUA. Começou a trabalhar na Zenith — comprada depois pela LG Electronics — no setor de estoque, tendo trabalhado depois no desenvolvimento de avanços em radar durante a Segunda Guerra Mundial. Ajudou a desenvolver o rádio com botões parapresets de estações e também o video disk, precursor do DVD.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/morre-aos-96-anos-inventor-do-controle-remoto-para-tv-4971957#ixzz1vdMM5GTq




© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário